Mestrado Profissional em Saúde da Família

PROFSAÚDE
por Portal PPGSAF
Publicado: 26/07/2017 - 14:15
Última modificação: 25/03/2025 - 16:47

O Mestrado Profissional em Rede Nacional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família. A rede PROFSAÚDE é constituída por Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa das cinco regiões do Brasil e é executado pela Coordenação Acadêmica Nacional e pelas Coordenações Acadêmicas Institucionais.

O PROFSAÚDE foi apresentado à CAPES pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e aprovado, em 2016, na área de avaliação da Saúde Coletiva. A rede PROFSAÚDE é liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

O mestrado é oferecido na modalidade híbrida, com encontros presenciais, telepresenciais e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O curso prevê uma duração mínima de 18 (dezoito) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. O curso tem carga horária de 975 horas, contemplando 495 horas referentes a disciplinas obrigatórias, 150 horas de atividades complementares e 330 horas para a elaboração do TCM.

O PROFSAÚDE visa proporcionar a formação em Saúde da Família para profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Saúde da Família. Essa formação deve estar articulada com sua prática na APS, bem como com seu exercício na docência e na supervisão dos profissionais da rede básica de saúde e dos egressos dos projetos estratégicos dos Ministérios da Educação e da Saúde.

 

Perfil do ingressante:

O Curso é direcionado a profissionais de saúde, em especial aqueles da atenção básica e Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria.

 

Perfil do egresso:

Espera-se formar profissionais com capacidade de:

• realizar e coordenar atividades de docência e preceptoria;
• ter compromisso de aprendizagem ao longo da vida;
• desenvolver projeto de pesquisa e de intervenção;
• produzir conhecimento no campo da Saúde da Família a partir da prática no serviço;
• utilizar informações em saúde para tomada de decisão;
• planejar, implementar, monitorar e avaliar as ações de saúde na ESF;
• desenvolver atividades de promoção da saúde, reconhecendo saberes e práticas existentes no território;
• realizar a gestão da clínica na APS;
• atuar na APS, incorporando criticamente as políticas públicas de saúde como referenciais.

Documento de reconhecimento: 
Duração Mínima: 
18 meses
Duração Máxima: 
24 meses
Conceito CAPES: 
2021 - Nota 4